PALEOLÍTICO


O Paleolítico tem inicio com o surgimento do homem na Terra. Esse período também denominado de Idade da Pedra Lascada tem esse nome devido aos instrumentos confeccionados pelo homem primitivo desse período que lascava pontas de pedras para fazer seus instrumentos e utensílios. Além da pedra, o homem paleolítico também utilizava madeira e o osso.



Uma das características desse longo período é nomadismo, o que significa que os grupos humanos que se formavam estavam em constante locomoção, não se fixavam em nenhum território. Esta locomoção se dava para conseguir alimentos e se proteger tanto das condições climáticas como de outros animais. Como não sabia produzir o seu próprio alimento o homem paleolítico coletava e caçava, o que marca uma outra característica que o fazia ser coletor-caçador. Os estudos indicam que as mulheres eram responsáveis pela coleta de frutos, raízes, etc; e os homens realizavam a caça e a pesca se constituindo na primeira forma de divisão do trabalho. Conforme o tempo foi avançando, o homem foi aprimorando tanto os instrumentos de caça como as estratégias de caça.


A quantidade de ferramentas utilizadas pelo ser humano era vasta, e foram encontrados machados, anzóis, agulhas, arpões, dardos etc. Além disso, a variedade de alimentos consumidos pelo homem aumentou com a descoberta do fogo. Ao controlar o fogo o homem conseguiu iluminar o interior das cavernas, se proteger das feras, aquecer-se do frio e cozinhar os alimentos entre eles a carne, fonte rica em proteína, fundamental para o desenvolvimento cerebral do homem primitivo. Os agrupamentos humanos (começaram a formar grupos maiores de pessoas) foram tornando-se mais complexos.


Essa época também ficou marcada pelo desenvolvimento das primeiras formas de arte dos seres humanos; a Arte Rupestre. Ela engloba desenhos, símbolos e sinais pré-históricos que foram feitos em tetos, paredes e outras superfícies de cavernas, assim como em abrigos rochosos e ao ar livre. Geralmente, estas representações artísticas eram de animais, plantas, pessoas do período no qual viviam e imagens do seu dia a dia, como danças, caça, rituais, alimentação e outros acontecimentos. Para fazer as pinturas encontradas nas paredes das cavernas, o homem pré-histórico usava pedaços de rochas, sangue de animais, argila, saliva, ossos e outros materiais.

imagem de pintura rupestre

A temperatura da terra era mais fria e isso forçava o homem a morar em cavernas para proteger-se do frio. Na fase final do Paleolítico, os especialistas apontam que tiveram inicio as expereências religiosas, e essa sofisticação da vida humana, aliada à possibilidade desse “senso religioso”, levou o homem a desenvolver ritos funerários para enterrar seus mortos.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Independência da América Espanhola

Revoltas urbanas e rurais na República Velha

Fases da Revolução Francesa