FONTES HISTÓRICAS

 



Quando começamos a estudar história, logo nos perguntamos: “como é que posso saber se o que aconteceu no passado foi real?” Ou ainda: “Que tipo de prova o historiador oferece aos seus leitores, de modo a confirmar a veracidade daquilo que ele está expondo? Pois então, as respostas para essas perguntas necessistam de um esclarecimento sobre aquilo que se denomina “fontes históricas”.

Para que se entenda bem o que são as fontes históricas, é necessário que se saiba que a palavra “fonte” aqui é entendida no sentido de “documento”, ou seja, algo em que está registrado o testemunho de algum evento que ocorreu no passado. Nesse sentido, as fontes ou documentos históricos constituem tudo o que ser humano produziu desde os seu primórdios. Tais fontes podem ser desde artefatos arqueológicos até dispositivos eletrônicos feitos no século XX, como os primeiros computadores ou microchips. Ou seja, é tudo aquilo que nos traz informações sobre o passado.

As fontes auxiliam na construção do conhecimento histórico, e podem ser classificadas em vários tipos, como fontes escritas, visuais, materiais e orais.

Fazem parte das fontes escritas os jornais, livros, diários, letras de música.




Dentre as fontes visuais, podemos destacar histórias em quadrinhos, pinturas, fotografias, filmes, mapas. 


As fontes materiais compreendem objetos como esculturas, vestimentas, armas, objetos, moedas, vasos, joias, vestígios arqueológicos.



As fontes orais, por sua vez, englobam gravações, músicas e canções folclóricas. Também são consideradas fontes orais os relatos orais, por exemplo, as histórias contadas por nossos avós ou pessoas que testemunharam determinados fatos históricos, os mitos e as lendas.




Para fechar esse conteúdo, assista o vídeo abaixo que vai falar um pouco a construção da História, e o historiador.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Independência da América Espanhola

Revoltas urbanas e rurais na República Velha

Fases da Revolução Francesa