POVOS PRÉ COLOMBIANOS

 

A  história da América é dividida  entre antes e depois de ser descoberta por Cristóvão Colombo, em 1492. Essa divisão foi estabelecida não apenas para facilitar os estudos, mas também para indicar a importância e a singularidade do “choque” ou “encontro” entre europeus e nativos americanos. O período anterior a esse “encontro” é denominado pelos historiadores e demais estudiosos como “Período Pré-Colombiano”, e as civilizações que se desenvolveram nesse período são conhecidas como “civilizações pré-colombianas”.

As principais civilizações que se desenvolveram na América antes da chegada de Colombo foram os astecas, maias  e  e incas. Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região chamada de  Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala. Já a civilização inca estabeleceu-se ao longo da linha dos Andes, na América do Sul, região que compreende os atuais Chile, Equador e Peru.


SEMELHANÇAS

Estes três povos(Maias, Astecas e Incas) eram sedentários e viviam em cidades onde havia templos, palácios, mercados e casas. Embora sejam muito diferentes entre si, podemos destacar algumas características comuns das sociedades pré-colombianas.

As sociedade pré-colombianas eram extremamente hierarquizadas com o imperador no topo da hierarquia, seguido pelos sacerdotes, chefes militares, guerreiros e camponeses que cultivavam a terra. A sociedade dos povos pré-colombianos tinha uma hierarquia social que não permitia mudanças: quem nascia de família nobre vivia nobre toda a vida; quem nascia camponês era camponês a vida toda, ou seja, não havia mobilidade social.

A agricultura era a base de sua economia e plantavam milho, batata e abóbora, entre outros. Praticavam o artesanato, especialmente a cerâmica, mas também faziam peças de metais.

Igualmente, davam importância à vestimenta, na qual existia uma distinção muito clara entre as roupas dos nobres e as das pessoas comuns.

Por fim, outra característica das sociedades pré-colombianas é o politeísmo. Todos os povos eram politeístas e o chefe político também tinha poderes religiosos (teocracia). Somente os maias e astecas realizavam sacrifícios humanos em homenagem aos deuses. Geralmente, os escravos (prisioneiros de guerra) eram os sacrificados. Os incas e  não tinham sacrifícios humanos. Todos os povos ( incas, maias, astecas) desenvolveram grandes templos, esculturas e jóias que expressavam devoção aos deuses. Vários deuses ligados ao ciclo da vida eram cultuados em cerimônias. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Independência da América Espanhola

Revoltas urbanas e rurais na República Velha

Fases da Revolução Francesa