POVOAMENTO DA ÁMERICA
A maioria dos estudiosos concorda que o local de origem do ser humano é a África. Esses estudos se baseiam na descoberta de Lucy, um fóssil de Australopithecus afarensis de 3,2 milhões de anos, descoberto em 1974 pelo professor Donald Johanson, um americano antropólogo e pelo estudante Tom Gray em Hadar, no deserto de Afar, na Etiópia, quando uma equipe de arqueólogos fazia escavações. Chama-se Lucy por causa da canção "Lucy in the Sky with Diamonds" da banda britânica The Beatles, tocada num gravador no acampamento, e por a terem definido como uma fêmea.
A partir da África, os primeiros humanos espalharam-se pela Europa, Ásia e finalmente chegaram a América.
Segundo os pesquisadores, existem hipóteses de como se originou o homem americano.
1) ESTREITO DE BERING:
A América começou a ser povoada quando os primeiros grupos humanos vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering. Essa travessia ocorreu na ultima glaciação, período em que o estreito ficou coberto por uma camada de gelo, unido o continente americano ao asiático. Os humanos que vieram por esse caminho não conheciam as navegações e fizeram a travessia a pé, perseguindo animais.
O que comprova essa hipótese são os estudos dos fósseis e armas de pedra muito antigos, descobertos em sítios arqueológicos da América do Norte. Segundo os vestígios, a ocupação ocorreu há 12 mil anos. Descobertas mais recentes , indicam que essa travessia pode ter ocorrido há 40 ou a 50 mil anos.
Em 1930, arqueólogos descobriram pontas de flechas e lanças feitas de pedra lascada, nas proximidades de CLOVIS(11.200), no Estado no Novo México, nos Estados Unidos. Esses vestígios foram considerados durante muito tempo os mais antigos da América. Mas descobertas posteriores na América do Sul, pôs em dúvida essa explicação.
2) ILHAS DA POLINÉSIA, OCEANIA:
Outra explicação para o povoamento da América defende que os grupos humanos partiram das Ilhas da Polínésia e da Oceania, em pequenas embarcações, navegando pelo Pacífico chegaram a América do Sul. Depois, se espalharam por todo o continente.
Os defensores dessa hipóteses acreditam que os humanos vieram pelo Estreito de Bering, mas que esse não foi o único caminho. Eles Chegaram a América pelo Oceano Pacífico.
Para os defensores dessa hipóteses, o povoamento da América pode ter se iniciado muito tempo antes, cerca de 50 mil anos atrás.
Em Monte Verde no Chile( 13.500), foram descobertos centenas de artefatos de pedra e restos de alimentos mais antigos que as lascas de Clovis. Monte verde reúne um vasto tesouro da arqueologia americana. Lá foram encontradas fundações de casas de madeira, ossos de animais, plantas comestíveis, além de diferentes plantas medicinais.
Com essa descoberta no Chile apareceram novas hipóteses:
* O povoamento da América do Sul pode ter sido anterior ao da América do Norte.
* Os povoadores da América entraram no continente por vários caminhos.
* Os alimento vegetais eram importantes em Monte Verde.
* Outros sítios arqueológicos(Sítio arqueológico, local arqueológico ou estação arqueológica é um local ou grupo de locais onde ficaram preservados testemunhos e evidências de atividades do passado histórico, seja, esse, pré-histórico ou não. indica local onde ficam ou ficaram preservados artefatos, construções ou outras evidências de atividades humanas, ocorridas num passado recente, distante ou mesmo remoto. São de grande importância científica pois auxiliam na compreensão da história da humanidade.), pesquisadores nos países da América revelaram vestígios de datas mais antigas que os de Monte Verde, mas todos na América do Sul.
1) Venezuela ( Taia-Taima)
2) Na Argentina , nos sítios de Piedra Museo e Los Toldos.
3) No Brasil, nos sítios de Lapa do Boquete, LapaVermelha e Santana do Riacho, em Mnas
Gerais.
4) No Piauí, sítio do Boqueirão da Pedra Furada.
Ossada encontrada em Lagoa Santa, MG, Brasil. |
Comentários
Postar um comentário